Real Preocupação com o Consumidor ou Estratégia?

Empresas atendem consumidores insatisfeitos mais rapidamente pelas redes sociais do que pelos SACs convencionais ou até mesmo pelo Procon. Por Rafael Stein. 

Órgãos de defesa do consumidor são enfáticos: o atendimento ao cliente deveria ser igual em todas as plataformas. “Qualquer tentativa da empresa de facilitar o contato é uma alternativa válida, mas isso não pode virar uma forma de discriminação para um tipo de público”, afirmou a gerente do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), em entrevista para a Folha de S. Paulo. Mas na prática, o que notamos é muito diferente…

A grande questão é descobrir por quê os posicionamentos das empresas em diferentes canais de atendimento são tão diferentes. A resposta é simples: nas redes sociais os protestos dos usuários deixam a marca exposta de forma mais negativa e podem se espalhar, crescendo de forma exponencial.

Por isso, as empresas tendem a dar mais atenção para as mídias sociais – agindo de forma transparente e rápida. Ao contrário do SAC tradicional, onde a comunicação é unidirecional, as redes sociais deram poder de voz aos usuários.

Fica claro que se trata mais de uma estratégia de marketing do que uma real preocupação com o consumidor. Segundo uma pesquisa recente, empresas atendem consumidores insatisfeitos mais rapidamente pelas redes sociais do que pelos SACs convencionais ou até mesmo pelo Procon. O atendimento pelo Twitter pode chegar a ser 8 mil vezes mais rápido, e no Facebook a eficiência pode ser até mil vezes maior.

Com base nos números do estudo realizado pela Folha, quando as reclamações são feitas por Twitter ou Facebook, as empresas solucionam problemas com clientes em até 24 horas. Uma reclamação feita pelo telefone levaria, no mínimo, dez dias para surtir algum efeito e atendimento pelo Procon poderia demorar mais de um mês. É inegável: as redes sociais se mostram muito mais eficazes do que os atendimentos convencionais

E a sua empresa, está ouvindo o que os clientes dizem nas mídias sociais?


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